Dedicação exclusiva

03/05/2013 14:52

 

Desde o dia em que meu filho nasceu tenho vontade de me dedicar exclusivamente a ele, acompanhar cada segundo, presenciar cada descoberta, mas a realidade é bem diferente e por isso procuro sempre lembrar que o importante é a qualidade e não a quantidade de tempo dedicada ao meu pequeno, mas quem é mãe sabe que não é tão simples assim.

É complicado conciliar emprego e cuidados com os filhos, motivo pelo qual ajuda é sempre bem vinda, e no meu caso minha mãe e minha tia ajudam com o maior prazer. Elas são dois anjos que Deus colocou nas nossas vidas.

Quando a licença maternidade acabou e tive que sair daquele ambiente silencioso e com cheirinho de neném para retornar ao trabalho, só não foi pior porque eu pude contar com elas.

Este ano surgiram novas necessidades e começamos a discutir sobre a necessidade de colocar nosso pequeno na escola. Vários questionamentos apareceram diante da decisão, onde colocar, período integral ou meio-período, quem vai levar.

Comecei então uma pesquisa em busca da escola ideal para nós, consultas a sites, ligações, visitas, e por fim fizemos nossa escolha.  Optamos pelo meio período para que fosse mais fácil para ele e para as minhas anjinhas se acostumarem com a nova realidade. Faço questão de sempre buscá-lo, já que no horário de início da aula eu estou trabalhando, o pai e as avós alternam os dias para levá-lo.

Nos primeiros dias de aula conseguir sair mais cedo do serviço para acompanhá-lo, ele ficou super bem, já a minha mãe nem tanto, eu fiquei ansiosa, mas tranqüila, pois parecia que ele estava gostando da novidade.

Como nem tudo são flores, os próximos dias foram horríveis, ele não queria mais ficar na escola, chorava e reclamava. A professora achava que quando eu o levava ele ficava mais tranqüilo, mas sair mais cedo do serviço estava impossível então eu ficava de lá monitorando toda a situação, e quando me ligavam dizendo que ele tinha ficado chorando eu ia para o banheiro e chorava também.

Cada criança reage de uma maneira a mudança de rotina, os professores são pessoas desconhecidas e as crianças ao redor estão chorando também para a cabecinha de uma criança tudo é bastante assustador. São alguns dias de muito choro na escola.

Os educadores se mostraram muito pacientes e quando eu ia buscá-lo ele estava super sorridente e fiquei sabendo que o choro durava por pouquíssimo tempo, aos poucos nos acostumando melhor com a situação até que a choradeira finalmente acabou.

Estamos super orgulhosos do nosso filhão ter conseguido vencer essa etapa, e nós por não termos desistido, afinal é importante para ele ter contato com outras crianças, apreender coisas novas e a escola é o melhor lugar para isso.

 

Alguns links legais:

https://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI217289-10513,00.html

https://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI217314-15135,00.html

https://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI212089-10513,00.html