A maternidade

12/07/2013 12:22

Li esse texto, gostei, e resolvi divulgar, ela conseguiu dizer tudo:

 

"A maternidade é, em última instância, a um só tempo um nascimento e uma morte: nasce um bebê, uma mãe e uma nova vida, e morre alguém que nos acostumamos a ser, alguém de quem gostamos por muito tempo e que em algum momento acreditamos que seríamos para sempre. Enquanto acolhemos um novo ser nos braços, outro está morrendo – e é preciso olhar para esta morte, acolhê-la com carinho, chorá-la o tanto necessário, nem uma lágrima a menos, sem pudores e sem remorso.

Só quem vive corajosamente e de olhos bem abertos a morte do que deixou de ser pode abrir-se de fato para o que virá. A dor existe, é legítima. E como nos partos naturais, ela não é vilã, mas companheira – quando recebida com valentia e sem subterfúgios, ajuda-nos a crescer e nos faz mais preparados para o que há pela frente, neste novo mundo misterioso que temos tanta sede de conhecer.

Esta é a dinâmica da vida: coisas acabam, para que outras comecem. Coisas morrem, para que outras nasçam. E assim acontece, também conosco: morremos quem fomos para dar lugar a quem seremos."

 

Renata Penna